quinta-feira, 29 de abril de 2010

A Importância dos Valores Agregados de uma Loja.

















O que te chama mais atenção quando você passa por uma loja (seja num shopping ou na rua)?

Seria a sua vitrine, seu layout, os cartazes, seus funcionários que ficam na porta dançando, chamando, quase implorando pra você entrar?

Todas as estratégias de uma empresa devem ser voltadas a atrair e fidelizar clientes. Cada parte do processo que compõe uma loja precisa estar fielmente focada nisso. Sejam os produtos organizados na vitrine, sejam os produtos distribuídos no interior das lojas, seja a organização física, sejam as cores usadas na loja, a sua iluminação, seja a simpatia dos funcionários, seja a qualidade do atendimento, seja a refrigeração do ambiente interno, sejam os cartazes, sejam as informações dadas, enfim, tudo, precisa necessariamente estar envolto numa estratégia de cativar e manter clientes. Se há um desfalque em um desses componentes, isso pode resultar em perda de algum ou alguns clientes.

Estamos falando de estratégias na loja.

Isso significa que: uma loja que adote todas esses pontos de uma forma estratégica, poderá com certeza chamar atenção, prestar qualidade, dar satisfação, e atender desejos e expectativas, conquistando assim os futuros e possíveis compradores.

Um cliente que passe num shoping apenas para “bater perna” quando vê uma vitrine que o agrade, e um layout chamativo e bem feito, será atraído (terá sua atenção atraída), evidenciando numa possível “paradinha”. É aí que se deve realizar outros esforços para reter esse cliente. Daí passamos para a parte do atendimento cordial, eficiente, de qualidade, adaptável a cada cliente e situação. Um atendimento treinado, e qualificado. Nesse tempo, o cliente ja está mais que gostando da loja. A loja já agregou valores para ele. Um passo para a compra. Ou se não existir a compra em si, poderá existir uma futura volta ou retorno.

O cliente que já vai ao shopping disposto a gastar, ou já sabendo o que quer, com certeza vai fazer pesquisa entre todas ou quase todas as lojas do segmento do interesse dele. E é aqui que a empresa ganha vantagem competitiva no mercado em que atua, caso siga todas as estratégias de cada parte que compõe a loja em si.

No mundo empresarial é assim que funciona. Empresários devem estar atentos para pequenos gestos, pequenas estratégias, que fazem grande diferença. Um cliente a mais na loja deveria ser a meta de todo bom empreendedor. Satisfazer todos os clientes é vital para o crescimento e sucesso. E a satisfação vai desde o lado de fora da loja até seu serviço de atendimento pós venda.

Exemplos de lojas que aplicaram estratégias e que obtiveram, assim, sucesso e solidez no mercado onde atuam.

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