quarta-feira, 30 de junho de 2010

Prospecção de Clientes




Para e pense: as empresas devem ficar satisfeitas apenas com seus clientes atuais e aqueles que já são fidelizados?? Ou deveriam elas se preocupar e focar também naqueles “possíveis clientes”, os quais são a princípio uma incógnita, uma interrogação?
Para aqueles empreendedores que tem o marketing na base da sua estrutura organizacional, a resposta seria: “lógico que as empresas precisam investir em seus clientes atuais, fidelizados, mas também investir na busca dos possíveis clientes futuros”. A máxima é: “quanto mais clientes eu tiver, mais o meu negócio será rentável, e mais eu irei me esforçar para satisfazer e fidelizá-los”.
As empresas precisam e devem investir nas pessoas que poderão ser seus futuros clientes fiéis. Há uma crescente força (quase que impulsionadora) nas empresas que as fazem alavancar somas de recursos para simplesmente descobrir um cliente, ou um grupo.
Uma estratégia de marketing seria a Prospecção de clientes. É nela que são traçadas e analisadas todas as estratégias para descobrir, conquistar e reter os clientes potenciais. Atualmente, em cada empresa (aquelas espertas) existe um departamento responsável pela Prospecção.
Isso, num mundo cada vez mais corrente, é vital na sobrevivência da organização.
Prospectar significa conhecer um futuro comprador, saber seus gostos, saber seu estilo de vida, suas necessidades, o que ele quer, sua rotina, seu ritmo de vida, etc, para assim poder oferecer produtos e serviços compatíveis aos seus desejos e necessidades, dando uma sensação de encantamento, e assim, tornando-o fiel.

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